quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resenha: Insurgente, Veronica Roth



                                                                           ❤







Oiiii gente! Só agora que vim falar sobre o segundo livro da trilogia Divergente, chamado Insurgente.
Assim como o primeiro livro, este daqui também é surpreendente e cativante. Pelo que percebi, o segundo livro retrata fatos que aconteceram no primeiro livro e desabrocha o que vai acontecer no terceiro. É um intermediador, por assim dizer, com algumas novidades marcantes! Insurgente começa retratando e sequenciando a mesma luta da protagonista Tris Prior com questões relacionadas a arrependimentos, confiança, verdades, jogos de interesse, política e inclusive, insegurança no amor com relação a Tobias.
Inicialmente, Beatrice Prior encontra-se pensativa e muito culpada sobre o que aconteceu no final do primeiro livro (Divergente) - Leiam (!!!) No início também, a maioria dos membros da Abnegação e refugiados da Audácia são acolhidas pela Amizade, uma facção autossustentável em que não possuem um líder o qual detém o poder. Eles tês sua maneira própria de tomada de decisões pela comunidade. Johanna Reyes é uma das representantes principais desta facção. Ela aparece, e um novo desfeche começa a brotar na mente da protagonista depois de escutar uma conversa entre Marcus, pai de Tobias e um dos Líderes da Abnegação e Johanna Reyes. Tris escutou uma conversa sobre uma informação sigilosa nos soros das simulações e sobre as simulações!
A partir dai, começa o desenrolar da históriaa, dúvidas sobre a lealdade da Amizade, pessoas que eram consideradas mortas aparecem influenciando membros da Audácia e uma nova visão de mundo, um novo sistema sem facções é pensando e repensado, em uma luta contra a Erudição (facção que criou o soro).
Há também, descrições legais que não foram explicitadas no primeiro livro, sobre a sede da Franqueza, onde Tobias e Tris vão em busca de algumas respostas. Os membros da Franqueza são descritos como impiedosos, mas honestos. Sua sede fica localizada em um enorme edifício de concreto e há descrição do símbolo da Franqueza: uma balança desequilibrada, representando o peso da verdade contra o da mentira.
Diante disso, há uma invasão de traidores da Audácia, muitas simulações acontecem aumentando ainda mais a perspectiva e desafiando o poder de pessoas Divergentes com relação aos soros das simulações. A audaciosa Tris toma muitas decisões que arriscam seu relacionamento com Tobias (a seguir, trecho do livro): 

"Seus olhos são escuros, com um tom peculiar de azul, capazes de
 fazer sumir todo o restante do refeitório, de me confortar, mas também de me lembrar de que estamos mais distantes um do outro do que realmente eu gostaria que estivéssemos".

"- Você promete? - pergunta Tobias, franzindo a testa. A pontada vira dor, espalhando-se por todo o meu corpo, em uma mistura de culpa, medo e anseio. - Prometo - respondo".








No decorrer do livro, a Erudição acaba surpreendendo a todos com novas simulações e o desejo por uma informação sigilosa. Pessoas divergentes estão sendo mais estudadas a fim de que Jeanine (Líder da Erudição), aumente a tecnologia e eficiência das simulações e evite que essas pessoas resistam, pois o objetivo dela é conseguir simulações a prova de Divergentes!
Uma união surpreendente acontece no final e um ataque coloca a prova o tamanho da força de uma mente divergente. Enfim, um ataque à Erudição acontece, resultado dessa união, resultando em uma nova perspectiva, um novo objetivo. É de informação de todos agora, o mistério das facções e porque elas existem. Uma sensação de revolta é tomada. Tris agora enfrentará um novo desafio! tan tan taaaaan :))

Termino o post com uma das minhas citações favoritas do livro:

"Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas".

Quem aí está ansioso (a) como eu para ver o filme?

Editora: ROCCO
ISBN: 9788579801556
Publicação: 2012
Gênero: Romance
Páginas: 509

Minha avaliação:       

p.s Não sei se o que vou dizer é spoiler, mas assim como no primeiro livro vinha descrito a definição de divergente, no segundo livro é descrito, também a definição de Insurgente, o título do livro. E pelo que eu entendi, Insurgente é a pessoa que desacata a autoridade mas que não exatamente é uma pessoa ignorante e desleal (...) Tcharammmmm kkkkkkk daí deduz-se muita coisa.

Espero muito que tenham gostado, vou voltar com muito mais posts e se Deus quiser, logo logo arrumar esse cantinho que precisa de um toque especial! ;)

Até logo!

Me sigam no instagram e no skoob, estou sempre fuçando por lá!



Um comentário: