domingo, 3 de junho de 2012

Jogos Vorazes - - A Trilogia


Ainda estou tentando me perdoar pelo fato de ter visto primeiro o filme para depois começar a ler a trilogia Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins. Realmente, fiquei sabendo do filme através da minha irmã que por acidente o assistou, já que ela estava apenas acompanhando as amigas, e daí que começou a nossa eterna paixão pela Trilogia.


Não vou falar da estória em si, pois o bom mesmo é sentir a adrenalina saltar de suas veias, fazendo com que você fique de olhos bem abertos enquanto as páginas vão passando. Mas, o que torna esse livro tão bom, é a maneira inteligente como foi criado e como a estória se desenrola. Sabe quando você está lendo e prever os fatos que vão acontecer? Em Jogos Vorazes é totalmente o contrário. Os livros são praticamente imprevisíveis. E, além disso, cada final de capítulo acontece uma surpresa que nem passava pela sua cabeça que poderia acontecer. Por isso e por muito mais, esse livro se torna muito inteligente.

Então, assim que terminei de ler o primeiro livro já estava com um certo medo do que poderia vir pela frente do segundo livro da trilogia ("Em Chamas"). A obra da autora Suzanne Collins expõe uma espécie de ditadura ruim, obviamente, viver em uma Ditadura já é algo ruim, sendo que em Jogos Vorazes é ainda mais sinistro, uma espécie de distopia, por assim dizer. Você pode esperar por política, amor, luta por sobrevivência, riqueza e pobreza e suspense.

Ainda acho que deveria haver mais continuações do livro, mas não posso deixar de admitir que foi um final bem tenso e voraz! O último livro da trilogia "A Esperança" proporcionou muita adrenalina ao meu corpo, uma vez que comecei a respirar mais forte em determinadas páginas do livro, mas ao mesmo tempo fez eu ficar meio indignada com os fatos ocorridos, ao mesmo tempo, quis estar dentro do livro pra mudar aquela história toda! Meu livro preferido foi o último sem dúvidas!


O primeiro filme/livro dá trilogia traz algumas reflexões. Existem 12 distritos e 1 capital em Panem, assim, cada Distrito têm uma atividade específica que beneficia a capital, muitos distritos passam fome para alimentar a capital, que acaba conquistando os moradores de lá pela comida em abundância e riqueza. Eles têm os Jogos Vorazes como uma diversão, um evento que os distritos pagam pela revolta de outro distrito que para todos foi dizimado. Como foi mencionado no próprio livro, essa é a famosa política do Pão e Circo. Também temos a influência extrema das mídias sociais onde cada passo errado dos participantes pode significar um início de uma revolta sem limites. E, como temos que nos manter firmes, sendo nós mesmos, mesmo com todo o poder político vs mídia nos influenciando.

Para quem ainda não assistiu o filme, ele foi bastante fiel ao livro, teve apenas algumas coisas diferenças que só lendo o livro daria para entender, mas no todo o filme satisfaz com as principais cenas do livro.

Por tudo isso e por muito mais, espero que vocês tirem um momento para se aventurar na Trilogia magnífica e voraz de Jogos Vorazes! Tenho certeza que não irão se arrepender!


Nenhum comentário:

Postar um comentário