sábado, 25 de julho de 2015

Convergente, de Veronica Roth




Ooooba mais uma resenha de livro! Era pra ter postado desde Abril, que foi quando li o livro, maaaaaas!, vamos lá!


Assim, não muuuito ooooba, porque o livro se trata do último exemplar da trilogia Divergente: CONVERGENTE! AAAAAAh :( ~ É muito empolgante, mas ao mesmo tempo, angustiante, falar de Divergente, porque virei fã do tríade escrito pela Veronica Roth. Jogos Vorazes abriu as portas da minha mente, no tocante ao interesse por distopias. É muito incrível como esse tema toca todo o sistema de sociedade: a forma de agir, como ela se organiza, qual o propósito. Em Divergente, não é diferente.


Ao contrário de muitas pessoas, eu AMEI o final do livro. Não dá para descrever a sensação gritante de desespero mental que ficamos porque é simplesmente, imprevisível.
No último livro da trilogia não temos mais o sistema de facções que conhecíamos: Audácia, Abnegação, Franqueza, Amizade e Erudição. É notório que esse sistema foi criado para as pessoas não pensarem por si mesmas e trabalharem em cima do mesmo ponto, sempre e sempre. Porém, cada facção tem seu lado bom e seu lado ruim. A franqueza é honesta mas insensível; a Audácia, corajosa, mas cruel; a Erudição, inteligente, mas vaidosa; a Amizade, pacífica, mas passiva; a Abnegação, altruísta, mas sufocante. Esse sistema de sociedade e modelo foi criado por um propósito digamos assim, dotado de interesses, experimental, como também controlador.



O livro começa com uma sensação de curiosidade na cabeça das pessoas para conhecer o mundo além das cercas, desde a mensagem enviada por uma mulher misteriosa que carrega o mesmo sobrenome que Tris, nossa protagonista, no final do segundo livro.

"Sinto um calafrio. Nunca havia pensado nisso, mas ele está certo. Não sabemos o que aconteceu lá fora desde que nos colocaram aqui nem quantas gerações viveram e morreram desde então. Talvez sejamos os últimos sobreviventes da terra".




Tris e Tobias se perguntam o tempo todo como seria a vida lá fora, e têm a esperança de que seria uma vida livre de mentiras, lealdades duvidosas, pensamentos e memórias dolorosas. Muitos segredos do mundo dos divergentes são revelados e o que parecia ser uma libertação, pode gerar consequências destruidoras.

É incrível como nós nos apegamos com os personagens do livro como se fosse a gente naquela história. Muitas das decisões de Tris geraram consequências irreversíveis, mas ela se mostrou valente o tempo todo, como em toda a trilogia.

Outro detalhe é a forma como o livro é escrito, sendo tanto na visão de Tobias, como também, na visão do Tris. No final, minha cabeça ficou tomada por uma sensação de vazio, de vontade de mais. Incrível.



Gente, vou deixar agora a leitura com vocês, mas antes, quero deixar registrado algumas das minhas citações favoritas aqui:

"- Não é uma situação perfeita. Mas, quando precisamos escolher entre duas opções ruins, escolhemos a que salvará as pessoas que amamos e em quem acreditamos mais. É o que precisa ser feito. Está bem?".

"Para mim, quando uma pessoa faz mal a outra, as duas compartilham o ônus dessa maldade. A dor dela pesa sobre as duas. O perdão, então, é a opção por carregar o peso sozinho".

"E eu sei, sem que ninguém precise me dizer, que é isso que o amor faz quando é certo. Ele torna você algo maior do que é, maior do que acreditava ser capaz de ser".

"Existem tantas maneiras de ser corajoso neste mundo. Às vezes, coragem significa abrir mão da sua vida por algo maior do que você ou por outra pessoa. Às vezes, significa abrir mão de tudo o que você conhece, ou de todos os que você jamais amou, por algo maior.
Mas, às vezes, não. 
Às vezes, significa apenas encarar a sua dor e o trabalho árduo do dia a dia e caminhar devagar em direção a uma vida melhor. 
Esse é o tipo de coragem que preciso ter agora".


Quem aí esta ansioso (a) como eu para ver o filme?
Sabe quando um livro te cativa e parece que você faz parte da história? Pois bem, CONVERGENTE foi um desses para mim.

Editora: ROCCO
ISBN: 978 85 7980 186 0
Publicação: 2013
Gênero: Romance
Páginas: 524

Minha avaliação    


Espero muito que tenham gostado, vou voltar com muito mais posts e se Deus quiser, logo logo arrumar esse cantinho que precisa de um toque especial! ;)

Até logo!

Me sigam no instagram e no skoob, estou sempre fuçando por lá!

MEU CANAL NO YOUTUBE: Sarinhafadundesl





2 comentários:

  1. Oiii...
    Retribuindo a visita e conhecendo seu blog hoje *-*
    Menina, que resenha mais linda, mais completa e fotos maravilhosas...rsrs
    Adorei tudooo aqui...rsrs
    Super gostei da resenha, deu até vontade de ler (e olha que esses livros não são muito o meu estilo...rsrs)
    Parabéns pelo capricho viu?!

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Grazi! Fiquei muito feliz em ter recebido sua visitinha, saiba que adoro o conteúdo do seu blog e me interessa muuuito! Obrigada, viu? Que bom que gostou daqui :)))

      Excluir